Locais de Interesse

Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos

O percurso dos Sete Vales Suspensos de Lagoa foi eleito “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa” com a distinção atribuída pela European Best Destinations.

O percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos, no concelho de Lagoa, é um dos trilhos mais bonitos do Algarve. O percurso de sensivelmente 6 quilómetros (12 ida e volta) é feito ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes, e brinda o caminhante com fantásticas paisagens do litoral algarvio. Pelo caminho atravessamos, literalmente, sete vales suspensos, que outrora estiveram associados à foz de uma linha de água que se despenhava diretamente no mar. Ao longo do percurso podemos observar inúmeras arribas, formações rochosas das mais variadas formas, curiosas grutas e impressionantes algares (poços naturais que ligam a superfície das regiões calcárias às galerias subterrâneas). A natureza não teve pressa em esculpir esta sua obra-prima. E o resultado está à vista! As vistas são soberbas e podem ainda observar diversas aves, que habitam as paredes rochosas, pinheiros, matagais de zimbro e os típicos tomilhais algarvios.

Folheto 1 Folheto 2 Guia RTA

O “Caminho dos Promontórios”

O percurso dos “Sete Vales Suspensos” é já um sucesso entre os amantes das caminhadas, mas agora a Câmara de Lagoa lançou um novo percurso, também pelo litoral do concelho: o «Caminho dos Promontórios». Trata-se de um percurso a pé de 7 quilómetros, devidamente sinalizado e com informação relevante ao longo das arribas, entre o estacionamento do Molhe de Ferragudo (um pouco a montante do Farol da Ponta do Altar) e a Praia do Paraíso, já em Carvoeiro. Este novo percurso pedestre passa por alguns locais emblemáticos do litoral lagoense, nomeadamente o Farol da Ponta do Altar, à entrada da barra do Arade, situado num dos promontórios que dá nome à iniciativa, e a Torre da Lapa.

Algar Seco e “A Boneca”

Verdadeiro ex-líbris de Lagoa, o Algar Seco é um anfiteatro natural palco de um cenário quase selvático e um dos locais mais aprazíveis de toda a costa algarvia. A erosão terrestre e as investidas do mar moldaram as rochas calcárias em formas graciosas. Descendo os degraus pode-se apreciar de perto, embalados pelos sussurros das ondas, grutas marinhas e recantos onde a natureza fez o que o homem pouco conseguiu destruir. As rochas formam “porches”, autênticas varandas e janelas românticas sobre o mar, como A Boneca, de onde se sente a leve brisa que dele sopra. Este é um sítio altamente recomendado para as gentes que visitam Carvoeiro, os amantes da fotografia, e não só. O passadiço em madeira com cerca de 570m de comprimento e zonas de descanso que daqui parte requalificou o troço costeiro até ao Forte e Capela de N. Sra. da Encarnação.

Gruta de Benagil

Situada ao longo da costa algarvia entre os destinos turisticos da Praia do Carvoeiro, Benagil já à algum tempo que também é uma das favoritas, seja para apanhar banhos de sol ou para explorar as fantásticas formações rochosas. A sua fama deve-se principalmente à gruta situada logo ao lado da praia. Esta gruta aparece no top dos “destinos a ver” por toda a internet. Apesar da gruta não fica muito longe da praia de Benagil, não é aconselhável nadar na gruta devido ás correntes que podem ser muito fortes e ás marés que podem mudar repentinamente. Isto quer dizer, que, se se quiser manter em segurança e ver a gruta o melhor é fazer uma viagem de barco. Caso procure algo diferente para poder visitar a gruta há sempe a opção de Stand Up Paddle (SUP) ou kayaks para ir dentro da gruta.